Polissonografia no Laboratório e Domiciliar: tipos 1, 2, 3 e 4

Neurológika

A Polissonografia tipo 1 é o padrão-ouro na investigação de distúrbios do sono. O exame é realizado durante uma ou mais noites, em geral iniciando por volta de 22 horas e se encerrando por volta de 7 horas da manhã.

Como o nome indica muitas variáveis fisiológicas são monitorizadas: a atividade cerebral através do eletrencefalograma (EEG); a movimentação ocular, através do eletrooculograma (EOG), a atividade muscular da região mentoniana e das pernas, através da eletromiografia (EMG); a respiração nasal e bucal por termistores e cânulas, faixas torácicas e abdominais bem como o registro da saturação da oxihemoglobina através de um sensor de oximetria preso ao dedo indicador.

Registram-se ainda o ronco e as mudanças de posição do corpo. Sempre se faz a monitorização por video a fim de detectar-se comportamentos anormais como os que ocorrem com Terror Noturno, Sonambulismo e Transtorno Comportamental do Sono REM.

Toda a monitoração é acoplada por fios a um aparelho denominado Polissonógrafo, conectado diretamente a um computador e softwares instalados numa central de exames e, a partir daí, será avaliada por técnicos e médicos experientes. O exame é feito por um técnico qualificado que permanece trabalhando durante toda a noite e interpretado por um médico com habilitação na área de Medicina do Sono. Após estudo minucioso de todos os períodos de sono, será feito um “resumo” dos eventos observados durante toda a noite de sono, dentre eles o tempo até o início do sono, a eficiência do sono, a porcentagem dos diversos estágios do sono (l, ll, lll, REM), os microdespertares, roncos, o índice de Apnéias/Hipopnéias, movimentos periódicos de pernas, o “hipnograma” (espécie de “mapa” do sono) e muitos outros achados.

O Sonolab/ Neurológika oferece a Polissonografia Domiciliar tipo 2, diferente daquela que é feita no Laboratório de Sono pelo fato de ser desassistida. O técnico vai até sua residência e faz a a instalação do equipamento portátil (BMW mini)e dos eletrodos. retirando-os no dia seguinte. Não fazemos esse tipo de exame por convênio.

Na Polissonografia Domiciliar tipo 3 ou você comparece na unidade e ensinamos o uso do dispositivo (semelhante a um aparelho de holter ou mapa), (Apnea Link) leva para sua casa e devolve no dia seguinte ou o técnico vai até sua residência com o equipamento, coloca os eletrodos e vai buscá-lo no dia seguinte. O foco do exame é o diagnóstico de Apneia do Sono. Não fazemos esse tipo de exame por convênio.

Localização

IN 1183 Prime Offices, Avenida Independência, 1183 salas 901 e 902, entrada de veículos pela Rua Ramiro Barcelos, 1201.
Estacionamento rotativo.