Tópicos


Apnéia do sono

Recentemente estive visitando a Exposição de Charles Dickens no Museu de Londres, celebrando 200 anos de seu nascimento. Fantástica, vibrante e completa revisão da vida desse famoso escritor, que como ninguém soube retratar as grandes questões sociais do século 19, incluindo riqueza e pobreza, prostituição, mortalidade infantil e filantropia. E apesar de tudo que vi e senti não consegui afastar meu pensamento de Pickwick e da Apnéia do Sono, pois foi há poucas décadas que desordens respiratórias foram correlacionadas com a obesidade e no entanto, há mais de um século Charles Dickens antecipou a ciência nesta sua obra, onde nos apresentava de modo caricatural um clássico portador do distúrbio do sono.

 

Sem ser médico, Dickens era um sujeito pobre vindo de uma família cujo pai esteve preso por não pagar as suas dívidas. Possuía um profundo senso de observação das pessoas e de crítica social, e, com “Os Escritos Póstumos do Clube Pickwick”, publicado inicialmente em episódios inseridos em jornal quando ele tinha pouco mais de vinte anos, remediou a sua vida. Após vender 400 exemplares no seu ano de lançamento, no segundo ano a cifra atingiu o espantoso número de 40 mil, sendo um grande sucesso editorial. Seguiram-se Oliver Twist, Canção de Natal, David Copperfield e muitos outros, consolidando uma extensa e produtiva carreira.

 

Um dos seus secundários personagens ganhou um posto nos anais da medicina. Trata-se do “gorducho Joe”, descrito no capítulo LIV do primeiro sucesso de Dickens As Aventuras do Sr. Pickwick (1836). Através dessa divertida história, Dickens narra de forma mágica as aventuras de quatro membros de um clube especial que tem como líder o Sr. Samuel Pickwick, uma espécie de filósofo que, junto com seus três seguidores, iniciam uma turnê pela Inglaterra com o intuito de observar descobertas científicas e analisar as diversas variedades do comportamento.

 

Joe é marcado por seu voraz apetite associado a muitos ataques de sono durante o dia. Fã de Dickens, o pai da medicina moderna, Sir William Osler, em sua obra The Principles and Practice of Medicine (1905) registrou o seguinte comentário: tenho observado um fenômeno extraordinário que associa a excessiva obesidade de pessoas jovens a uma incontrolável tendência a dormir, como o obeso de Pickwick.

 

A síndrome de Pickwick é hoje preferencialmente chamada de síndrome obesidade-hipoventilação alveolar e classificada como um subtipo da síndrome da apnéia obstrutiva do sono.

 

Geraldo Rizzo
Neurologista