Tópicos


Doenças neuromusculares

As doenças neuromusculares são as doenças neurológicas que afetam o sistema nervoso periférico, ou seja ,os neurônios motores e sensitivos, raízes e plexos nervosos, nervos periféricos, junção neuromuscular e músculos. Estas estruturas podem ser afetadas por doenças hereditárias ou adquiridas que se manifestam nas diversas fases da vida, do nascimento à maturidade. Algumas das doenças deste grupo são as distrofias musculares, polimiosite, polineuropatia, miastenia gravis e esclerose lateral amiotrófica.

Os sintomas que podem indicar uma doença neuromuscular são dor, perda de sensibilidade, fraqueza, espasmos musculares, câimbras, incoordenação ou desequilíbrio, sendo comuns a uma série de doenças neurológicas. Por este motivo é essencial que seja realizada uma avaliação cuidadosa de cada paciente, que se inicia com uma coleta da história clínica e com um exame clínico e neurológico completos.

Exames complementares são solicitados de acordo com a avaliação clínica e incluem exames de imagem e laboratoriais. Além destes, exames neurofisiológicos como a eletroneuromiografia e potenciais evocados avaliam diretamente a função do sistema nervoso periférico e são de grande importância na investigação.