Exames


Polissonografia

Este exame possibilita estudar a quantidade e a qualidade do sono e contribui para o diagnóstico de importantes problemas, tais como, apnéia do sono, depressão e outros tantos distúrbios.

A Polissonografia consiste no registro de múltiplas variáveis ou gráficos de sono. Através deste exame, registra-se a atividade elétrica cerebral, os movimentos oculares, a atividade muscular, o fluxo de ar pelo nariz/boca e a respiração abdominal. Registra-se, ainda, o eletrocardiograma e a oximetria.

Habitualmente, o exame é realizado durante toda a noite e - para oferecer maior conforto aos pacientes, bem como condições ideais para a realização do exame - é que foi criado o Sonolab - Laboratório do Sono.

O paciente costuma chegar ao Laboratório de Sono 30 a 60 minutos antes da hora habitual de dormir. Não se usam medicamentos para induzir o sono e, quase sempre, pede-se que o paciente esteja, pelo menos, há 10 dias sem medicação hipnótica, sedativa ou antidepressiva. Por volta das 7 horas da manhã, o paciente será acordado, dando-se por encerrado o exame.