Exames


Poligrafia Neonatal

A Poligrafia Neonatal é um registro eletrencefalográfico indicado para bebês prematuros e recém-nascidos de até dois meses.

Além do registro da atividade elétrica cerebral espontânea (eletrencefalograma) é realizado o registro de algumas variáveis, tais como, atividade da musculatura do queixo (eletromiograma), registro dos movimentos dos olhos (eletroculograma), registro dos movimentos respiratórios (do abdômen, do tórax e da respiração nasal) e registro da atividade elétrica cardíaca (eletrocardiograma).

No período neonatal podem ocorrer diversas situações clínicas como apnéias, crises convulsivas, crises sutis e episódios de cianoses que são, em alguns casos, de difícil identificação.
A Poligrafia Neonatal, principalmente se associada ao vídeo-EEG, auxilia em muito no esclarecimento dessas situações.

Os recursos dos registros dos outros parâmetros citados - além do EEG - são fundamentais no recém-nascido porque, nesta idade, não é possível diferenciarmos, sequer, se o bebê está acordado ou em sono REM.

A Neurológika foi um dos primeiros serviços do Brasil a realizar registros poligráficos neonatais e sua equipe médica especializada em eletrencefalografia tem larga experiência com esta técnica.